No 1° dia do Festejo em honra à Santo Antônio, em Borba, aconteceu mais uma bonita programação.
Iniciou-se na tarde com a saída da balsa que foi enfeitadas pelos grupos – JEV (Jovens em Espírito e Verdade) e os vincentinos. Também diversas embarcações acompanharam a balsa rumo à comunidade do Acará que fica próximo à cidade, para buscar Santo Antônio que lá, já se encontrava há uma semana.

Os fiéis e devotos de Santo Antônio, O Pároco da paróquia Pe. Joseph Raj e diác. José Carlos foram animados, cantando juntamente com o grupo de música – Filhos do Altíssimo, e vivenciaram mais um ano dessa tradição que acontece há mais de 70 anos.
Chegando na comunidade, subiram até a capela e trouxeram Santo Antônio no andor enfeitado. Uma emoção tomou conta tanto dos que carregaram o andor, quanto dos que aguardavam nas embarcações.
Dessa forma, retornaram em procissão fluvial, denominada CANOA DE ENTRADA.
Ao chegar na cidade, Santo Antônio desembarcou no porto, e uma multidão de fiés e devotos já o aguardavam juntamente com o grupo musical para a subida do Santo, tocando o som oficial – dobrado de Santo Antônio.

Em frente a Basílica, iniciou-se o 1° dia da Trezena em honra à Santo Antônio como já é feita há mais de 268 anos.
E durante a Celebração Eucarística, em frente da cidade também passou mais de 8 mil luminárias, confecionada com casca de laranjas e que foram colocadas no rio desde à comunidade do Acará, após a saída da procissão fluvial.
Documentário:
Santo Antônio de Borba!