UMA HISTÓRIA DA IMAGEM DE SANTO ANTÔNIO DE BORBA, 266 ANOS DE FÉ & DEVOÇÃO.
Conta-se que a imagem de Santo Antônio foi trazida por portugueses para a localidade de Santo Antônio das Cachoeiras, localizada no Alto rio Madeira, entre o rio Jamarí e a primeira cachoeira do Madeira, aldeia fundada em 1724 por missionários jesuítas. Segundo a crença, a imagem do Santo descia o rio Madeira em uma jangada e era encontrada em Borba, na beira do rio em meio à lama. Os donos do santo várias vêzes resgataram a imagem até que em uma vez a imagem “não quis mais sair ficando presa à raiz de uma árvore”, conhecida na região por Samaumeira.
Conta-se também que Santo Antônio auxiliou as tropas legalistas na defesa da cidade de Borba frente aos Cabanos, na guerra da Cabanagem, contando para isso com o apoio de indígenas e mestiços, bem como negros residentes na cidade que deram origem as primeiras genealogias de famílias borbenses. Fato lembrado com muito orgulho pela população local, que atribui inclusive como graça do Santo o fato de Borba ter resistido às muitas investidas dos Cabanos e nunca ter sido conquistada pelos mesmos.””
Fonte: Santo Antônio de Lisboa (Portugal) e de Borba (Amazonas): entre o rito e o teatro em espaços públicos.
FÉ, COSTUME E TRADIÇÃO
É costume em Borba cobrir a imagem de S.Antônio com um “manto de cédulas” (notas de dinheiro) para sair na procissão do dia 13 de junho. Conta-se que essa tradição remonta de um trabalhador vindo do nordeste do Brasil, Zé Pedro, que almejava enriquecer e ofertar como promessa um décimo de sua riqueza à igreja de Santo Antonio em Borba. Ocorreu, entretanto que Zé Pedro teve sua fortuna roubada por ladrões, muito embora estes não tinham tirado proveito do roubo por intercessão de S.Antonio que apareceu a todos na figura de um padre. A fortuna retornou a Zé Pedro e a forma como ele pagou a promessa foi confeccionando um “manto de cédulas”, para que o Santo fosse ornado com esta dádiva durante a procissão …
Fonte: Diálogos Urbanos – Territórios, Culturas, Patrimónios – Por Carlos Fortuna E Rogério Proença Leite.